Skip to main content
Taxa de Sucesso da FIV: saiba mais

Taxa de Sucesso da FIV: saiba mais

Mais de 9 milhões de bebês já nasceram em todo o mundo graças ao emprego das Tecnologias de Reprodução Assistida, como a Fertilização in Vitro, FIV. Mas o tratamento, que pode ser desafiador física e emocionalmente, nem sempre é bem-sucedido.

Em novembro de 2022, o mundo parou para ler a entrevista de  Jennifer Aniston à  revista Allure, onde a atriz fala francamente sobre seus esforços malsucedidos para engravidar por meio da FIV, durante anos. Por fim, Aniston disse à revista que “daria qualquer coisa” para que alguém lhe dissesse para congelar seus óvulos, quando era mais jovem, teria sido mais eficaz.

“Embora a Fertilização in Vitro seja o tratamento mais exitoso, dentre as Técnicas de Reprodução Assistida, ele não é recomendado para todos as pacientes, ele não é a cura universal da infertilidade. É preciso ter muita clareza sobre as indicações e as limitações da FIV”, explica Alexandre Lobel, especialista em Reprodução Assistida, diretor da Clínica Venvitre.

Saiba mais sobre o procedimento

  • Taxa de sucesso da FIV

taxa de sucesso para qualquer mulher que passará por uma FIV depende de sua idade, do número de ciclos que ela fará para desenvolver embriões viáveis e de sua saúde geral. Em um relatório de 2019, a Sociedade de Tecnologias Reprodutivas Assistidas (SART) descobriu que 55% das mulheres com menos de 35 anos tiveram um nascimento vivo após um ciclo de FIV. O número cai para 4,3% para mulheres com mais de 42 anos. “Portanto, a FIV não é a cura para todo tipo de infertilidade, não há garantias disso”, diz Alexandre Lobel.

  • Duração da FIV

A linha do tempo pode variar, mas um ciclo de Fertilização in Vitro, FIV, pode levar de duas a três semanas desde o início das injeções hormonais até a implantação dos embriões no útero. Se um teste genético for realizado, pode-se adicionar mais duas a quatro semanas ou mais ao processo. De forma resumida, as pacientes passam pela estimulação ovariana com medicamentos autoadministrados. As injeções de hormônios estimulam a produção de óvulos. Durante esse período, as pacientes realizam exames de sangue e ultrassons para verificar a maturidade dos óvulos”, explica o diretor da Venvitre. Depois de alguns dias, após o início da medicação, os óvulos  são aspirados e coletados por uma agulha normalmente inserida na vagina usando um ultrassom guiado.  Após a coleta, óvulo e espermatozoide se encontram no laboratório. E depois de cinco a seis dias,  o embrião está pronto para ser transferido para o útero da paciente. Testes genéticos pré-implantacionais podem adicionar semanas ao processo.

  • FIV e dor

A Fertilização in Vitro pode ser mental, física e emocionalmente dolorosa. Em muitos casos, uma das maiores queixas é o inchaço e a dor que algumas mulheres enfrentam durante o processo de estimulação ovariana, quando os hormônios são injetados para produzir vários óvulos para a captação.  “O processo pode ser especialmente difícil se a chance de sucesso não for alta ou se uma pessoa já tiver feito uma Fertilização in Vitro que falhou. Os tratamentos também aumentam os níveis de estrogênio, fazendo com que algumas pessoas fiquem ansiosas, irritadas e mal-humoradas”, diz o médico.

  • Indicação do procedimento

Quanto tempo depois de tentar engravidar alguém deve considerar a Fertilização in Vitro? Para mulheres com menos de 35 anos, recomenda-se tentar conceber naturalmente por pelo menos um ano antes de iniciar um tratamento de Reprodução Assistida. Para mulheres com mais de 35 anos, a orientação é considerar os tratamentos de Reprodução Assistida, inclusive a FIV, após seis meses de tentativas. “Pessoas com distúrbios hormonais, como síndrome dos ovários policísticos ou endometriose podem ser aconselhadas a considerar as tecnologias reprodutivas mais cedo”, afirma Alexandre Lobel.

  • Aumento das chances de sucesso

Existem maneiras de aumentar as chances de sucesso com a Fertilização in Vitro? As pacientes são aconselhadas a parar de fumar e limitar o consumo de álcool durante o tratamento de Fertilização in Vitro. Mas há pouco o que uma pessoa possa fazer para realmente aumentar as chances de engravidar.  “ A idade é o determinante mais importante do sucesso da FIV,  portanto, quanto mais jovem a paciente, melhores suas chances”, diz o diretor da Venvitre.

Precisa da avaliação de um especialista em Reprodução Humana e Preservação da Fertilidade?