O Especialista em Reprodução Humana
A chance de um casal engravidar de forma natural, mantendo relações sexuais no período fértil da mulher, varia de 15 a 20% ao mês. Porém, para alguns casais, o caminho para engravidar pode ser um pouco mais longo e com alguns obstáculos – de 10 a 15% dos casais em período reprodutivo têm dificuldades para conseguir a gestação.
A infertilidade é diagnosticada quando há incapacidade de engravidar após um ano de atividade sexual regular sem o uso de qualquer método contraceptivo.
A medicina oferece tratamentos que ajudam essas pessoas a conquistar o sonho da maternidade. Mas, para que o especialista em reprodução humana possa ajudar, é preciso que o casal fique atento a alguns sinais e aceite que é necessário buscar auxílio.
A decisão de procurar um especialista em reprodução humana deve ser tomada o quanto antes, uma vez que o tempo de tentativas é um dos fatores mais importantes na escolha do tratamento. Podemos detectar e corrigir mais precocemente problemas reprodutivos masculinos e femininos e aumentar a chance de sucesso, seja naturalmente ou em tratamentos específicos.
Alguns outros fatores que podem indicar risco para a infertilidade:
- Idade da mulher;
- Estilo de vida (tabagismo, obesidade, diabetes, entre outros);
- Ciclos menstruais irregulares ou distúrbios da ovulação (síndrome dos ovários policísticos, alterações da tireoide, entre outras);
- Casais que já tiveram mais de duas perdas gestacionais;
- Presença e/ou histórico de endometriose;
- Uso de medicamentos ou cirurgia que possam reduzir a reserva ovariana;
- Mulheres que realizaram cirurgia para retirada dos ovários ou que receberam radioterapia ou quimioterapia;
- Mulheres com doenças reumatológicas;
- Espermograma alterado ou doenças que podem afetar os espermatozoides, como por exemplo a varicocele
Vale ressaltar que os tratamentos de reprodução humana são indicados tanto para casais com dificuldades conseguir a gestação, mas também para mulheres ou homens sem parceiro sexual, casais homoafetivos, bem como para mulheres que desejam congelar os óvulos para postergar a maternidade.
Diante dessas realidades, é fundamental procurar um especialista em reprodução humana. Muitos deles na cidade de São Paulo, mas hoje é possível encontrar em todo o país, para assim fazer um diagnóstico preciso e, a partir de uma avaliação individualizada e detalhada, juntamente com análise de exames, definir o melhor método de tratamento.