Skip to main content
Acupuntura

Acupuntura pode ajudar você a engravidar?

Se você está tentando engravidar, provavelmente está fazendo tudo ao seu alcance para que isso aconteça: interrompeu o anticoncepcional, está monitorando os ciclos menstruais, está fazendo uso de medicamentos  para estimular a ovulação e, em breve, vai passar pelo primeiro ciclo de fertilização in vitro (FIV). Ao mesmo tempo, você pode também estar recorrendo a métodos complementares como a acupuntura, por exemplo.  Neste texto, vamos conversar sobre o contexto da acupuntura nos tratamentos de reprodução humana assistida. Vou te explicar se (e como) a acupuntura pode ajudá-la a engravidar.

A acupuntura pode te ajudar a engravidar?

Você pode ter ouvido falar que a prática pode ajudá-la a engravidar. Mas a ciência é contínua e conflitante. Alguns estudos dizem que a acupuntura pode melhorar a qualidade do espermatozoide e a função ovariana, mas nenhuma evidência conclusiva mostra que a prática pode tratar a infertilidade ou ajudá-la a conceber.

“A literatura mostra que os dados atualmente são conflitantes aos métodos alternativos. Enquanto alguns estudos apontaram melhora na quantidade de óvulos e nas taxas de sucesso, outro estudo com mulheres submetidas à fertilização in vitro (FIV), por exemplo, a acupuntura não resultou em diferença significativa nas taxas de nascidos vivos”, afirma o especialista em Reprodução Assistida, Alexandre Lobel, diretor da Clínica Venvitre.

Mas na prática, as pacientes procuram a prática em todos os estágios da jornada de infertilidade,  inclusive logo após a interrupção do controle de natalidade; depois de meses e meses tentando sem sucesso; e ao buscar apoio após tentativas fracassadas de fertilização in vitro.

A prática segura quando você está tentando engravidar?

“Sim. A acupuntura é uma prática comum, difundida e antiga, considerada segura e pode ser realizada juntamente com quase todas as terapêuticas convencionais”, observa Alexandre Lobel.

Na medicina tradicional chinesa, acredita-se que a acupuntura ajude a equilibrar o qi (pronuncia-se “chi”), uma força energética que, acredita-se, flui através de caminhos no corpo chamados meridianos. O acupunturista insere finas agulhas de aço estéreis na pele, em vários  “acupontos” para estimular a resposta de cura do corpo. No caso da acupuntura para fertilidade, esses pontos de acupuntura geralmente estão no abdômen, visando os órgãos reprodutivos.

A acupuntura também pode somar outros benefícios para o tratamento da infertilidade:

  • Regulação do ciclo menstrual;
  • Melhora da contagem e da motilidade de espermatozoides;
  • Aumento do fluxo sanguíneo para os órgãos reprodutivos;
  • Diminuição do estresse e da ansiedade.

“Se você estiver interessado em fazer acupuntura, sugiro conversar com o  especialista em reprodução assistida antes sobre o assunto”, diz o diretor da Venvitre.

Você deve fazer acupuntura para tratar a infertilidade?

Há um benefício significativo em se submeter à acupuntura quando você está tentando engravidar: alívio do estresse. A acupuntura é uma maneira útil de aliviar o estresse. E as pessoas que sofrem de infertilidade podem passar por longos períodos de estresse.

“De fato, um estudo descobriu que mulheres com diagnóstico de infertilidade têm os mesmos níveis de estresse que aquelas com diagnóstico de câncer de mama. O estresse da infertilidade e seu tratamento são difíceis de suportar. A acupuntura pode ser uma ferramenta para aliviá-lo e proporcionar conforto”, diz  o médico.

Quando consultar um acupunturista se estiver tentando engravidar?

A consulta com o especialista em infertilidade é recomendada se você está tentando engravidar há mais de seis meses (se você tem mais de 35 anos) ou um ano sem sucesso.

Mas muitos acupunturistas sugerem que você comece o tratamento antes de querer engravidar, seja naturalmente ou por meio de fertilização in vitro (FIV), para que a sua resposta corporal ao longo de alguns ciclos menstruais seja avaliada.

A recomendação de uma sessão de acupuntura semanal é comum nos tratamentos de infertilidade, mas o plano de tratamento dependerá das necessidades de cada paciente.

Precisa da avaliação de um especialista em Reprodução Humana e Preservação da Fertilidade?